Repositório Institucional UFU - Pós Defesa

Assunto:
Documentos / Mestrado / Pesquisa
Definições:

O Repositório Institucional UFU tem por objetivo armazenar, preservar e disseminar a memória institucional, contribuir com a legislação de acesso aberto à informação e proporcionar maior visibilidade às produções científicas, técnicas, culturais, artísticas, administrativas e tecnológicas da Universidade.

Todos os trabalhos apresentados e corrigidos estão depositados no Repositório Institucional UFU. Não há mais a entrega do trabalho final em versão física para a Biblioteca.

Requisitos:
  • Defender a dissertação.
  • Ser aprovado(a) na defesa.
  • Fazer as correções necessárias indicadas pela banca.
  • Já ter elaborado a Ficha catalográfica.
Orientações:

O que é Ficha Catalográfica?

Tecnicamente chamada de dados internacionais de catalogação-na-publicação, a ficha catalográfica é um recurso técnico que contém as principais informações bibliográficas de uma publicação (autor, título, local de publicação, assuntos, dentre outras).

A Ficha Catalográfica é um elemento pré-textual obrigatório para as Teses e Dissertações e opcional para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR) a serem depositados no Repositório Institucional.

A elaboração da Ficha catalográfica para teses, dissertações, TCC e TCR é feita de forma automatizada no Portal do Estudante
Para mais informações, acesse: Tutorial da Ficha Catalográfica On-line.
Confira o modelo da Ficha Catalográfica On-line gerado no Portal.

Em casos excepcionais, o procedimento para solicitação de Ficha Catalográfica a ser confeccionada pelo Setor de Catalogação e Classificação do Sistema de Bibliotecas atenderá:

• Estudantes de pós-graduação que tenham perdido o vínculo estudantil e o acesso ao Portal do Estudante;
  • Estudantes que tenham retificado o Registro Civil, mas que ainda não esteja atualizado no Portal do Estudante;
  • Professores que estejam defendendo Memorial Descritivo, tese para Professor Titular ou para relatório de pós-doutorado.

Nos casos acima, o solicitante deve encaminhar para o e-mail fichacatalografica@dirbi.ufu.br, solicitação de confecção de Ficha Catalográfica, conforme segue:

Assunto: Programa de Pós-Graduação em... (preencher com o nome do seu programa):

No corpo do texto:

1. O trabalho contém ilustração (fotos, mapas, desenhos, gráficos, tabelas, quadros e afins)? Sim ou Não;
2. É mestrado e/ou doutorado (acadêmico ou profissional?); Memorial ou Tese de professor titular?
3. Ano de nascimento do autor;
4. Ano de nascimento do orientador;
5. Ano de nascimento do coorientador;
6. Telefone de contato do autor.

Anexo em Word:

1. Folha de rosto (Primeira folha após a capa)
2. Introdução;
3. Resumo e palavras-chave (palavras que identificam os assuntos).
O prazo para confecção da ficha catalográfica pelo Setor de Catalogação e Classificação é de até 2 dias úteis.

As orientações para solicitação da elaboração das fichas para livros estão

No prazo máximo de 60 dias, contados a partir da data de apresentação, o discente deverá corrigir o seu trabalho, incorporando as sugestões da banca.

A entrega da versão final do trabalho à Universidade e à Secretaria não é mais feita por meio físico; ela é realizada por meio de depósito da dissertação/tese no Repositório Institucional.

O depósito do trabalho final é feito pelo aluno e a validação do documento é feita tanto pelo orientador quanto pela Secretaria. Dessa forma, com a ficha catalográfica já confeccionada, o aluno deve

Site da Biblioteca com todas as instruções: https://www.bibliotecas.ufu.br/servicos/entrega-e-submissao-de-tcc-teses-e-dissertacoes-no-repositorio-institucional

Etapa 1 - cadastrar-se no RI-UFU

Etapa 2 - registrar o ORCID

Etapa 3 - buscar o DOI das referências bibliográficas

Etapa 4 - converter o arquivo para PDF/A

Etapa 5 - submeter o trabalho

Etapa 6 - avisar ao orientador que o depósito foi realizado, solicitando que ele entre no sistema para validar o documento, as instruções para o orientador estão no link:

Etapa 7 - encaminhar por e-mail à Secretaria do PPGPCS:

OBS: é necessário que no corpo do e-mail tenha a descrição “Envio o Termo de Autorização de Publicação do trabalho intitulado ...”, sem esta informação e-mail não é valido.

Somente depois de realizar todos esses procedimentos é que o depósito do trabalho será confirmado.