Yara Cristina de Paiva Maia

Permanente
Disponibilidade para Orientação:
+55 34 3225-8584

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000), mestrado em Ciências Biológicas (2007) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011). Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Imunologia e Microbiologia Médica na Universidade da Califórnia-Davis, EUA. É professora Associada III e Pesquisadora da Universidade Federal de Uberlândia-MG desde 2011, com participação e desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicados à nutrição com ênfase na biologia molecular e oncologia. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCSAUDE) e do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde (PPGMPCS) da UFU de 2019 a 2023. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Biologia Molecular e Nutrição (BioNut) desde 2011. Pesquisadora do INCT em Teranóstica e Nanobiotecnologia (INCT-TeraNano) e da Rede Mineira de Imunobiológicos e Biofármacos (REMITRIBIC). Possui parcerias internacionais e nacionais consolidadas e projetos de pesquisa em andamento. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e no Programa de Pós-graduação em Genética e Bioquímica desde 2013. Membro do Colegiado do PPGCSAUDE da UFU (2017 aos dias atuais). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular do Câncer, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição, metabolismo, biologia molecular e oncologia. (Texto informado pelo autor)