Elmiro Santos Resende

Permanente
Disponibilidade para Orientação:
Sim

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (1977), com doutorado em Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1986). É professor Titular de Cardiologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Foi médico dos serviços de Cardiologia e de Terapia Intensiva do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Implantou e atuou como coordenador do Centro de Pesquisas Clinicas e do setor de Telessaúde do HC-UFU do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Desenvolve pesquisas em aterosclerose e em remodelação cardiovascular, com ênfase nos processos regenerativos e terapia celular. Supervisiona estudos em captação, processamento e transmissão de sinais elétricos celulares e sistemas de telemedicina e de inteligência artificicial (IA). Foi Diretor Clínico do Hospital de Clínicas, de 2001/2004, Vice-Reitor de 2005/2008 e Reitor, mandato 2012/2016, da Universidade Federal de Uberlândia. Líder dos grupos de pesquisa: Cardioexufu, Cardiogrupo e Cardio-Onco, do CNPQ. Atualmente é Presidente do Departamento de Fisiologia Cardiovascular e Respiratória da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DFCVR), Fellow da Academia Internacional de Ciências Cardiovasculares (IACS) e da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC). É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPCSA), pesquisador clínico do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia e coordenador do Laboratório de Medicina Experimental do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. (Texto informado pelo autor)

Linha de Pesquisa: 1 - Prevenção e promoção da Saúde

Núcleo de Pesquisa: Avaliação Da Prevalência Das Doenças Cardiovasculares Em Diversos Grupos Populacionais Em Ambiente Ambulatorial E/Ou  Hospitalar E Avaliação De Estratégias Individualizadas Para Promoção Da Saúde Nestas Populações.